28/06/23 - 18:57 | Atualizado em 27/07/23 - 13:53
Transações por WhatsApp têm alta de 531% e Pix 105% em 2022, segundo a Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária 2023 que revelou dados sobre as transações bancárias no Brasil em 2022.
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) divulgou, nesta quarta-feira (28), que as transações bancárias digitais no Brasil, em 2022, registraram um aumento de 30% em relação ao ano anterior, de acordo com a Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária 2023, realizada pela Deloitte.
Cerca de 80% das operações ocorrem em canais digitais, impulsionadas pelo mobile banking e o Pix.
Os dados revelam uma mudança significativa nos hábitos bancários dos brasileiros, destacando a preferência por transações digitais seguras e inovadoras.
O crescimento impressionante das transações bancárias via WhatsApp, o aumento expressivo do Pix e a redução das operações em agências bancárias refletem a adesão crescente dos brasileiros aos canais digitais e a busca por facilidade e conveniência nas transações financeiras.
Transações Bancárias Digitais
No último ano, os brasileiros realizaram um total de 163,3 bilhões de transações bancárias, um aumento de 30% em relação a 2021, segundo a pesquisa da Febraban.
Esse crescimento expressivo é impulsionado pelo desempenho do mobile banking, que registrou um aumento de 54% nas operações, totalizando 107,1 bilhões.
Além disso, o Pix, em pouco mais de dois anos, tem proporcionado agilidade e facilidade nos pagamentos e transferências, com um aumento de 105% no número de transações em 2022. Em contrapartida, as transações via TED e DOC apresentaram uma queda de 29%.
Transações via WhatsApp
Um destaque surpreendente da pesquisa é o crescimento das transações bancárias realizadas pelo WhatsApp, com um aumento de 531% em apenas um ano, totalizando 56,2 milhões de transações.
Cerca de 50% dos bancos oferecem esse canal aos clientes, que buscam cada vez mais conveniência e facilidade para realizar suas transações financeiras.
Além disso, as operações financeiras via Pix correspondem a 37% do total de transações, demonstrando sua popularidade e aceitação entre os brasileiros.
Adesão aos Canais Digitais
A pesquisa também revelou uma redução nas transações realizadas em agências bancárias, de 3,3 bilhões para 3,2 bilhões, representando apenas 2% do total. As operações em ATMs, contact centers e correspondentes também diminuíram.
“Os resultados reforçam, mais uma vez, que a cada ano temos mais adesões de brasileiros pelos canais digitais, demonstrando a inovação, segurança, acessibilidade e confiabilidade destes meios nas transações bancárias do dia a dia. Os bancos tornaram mais democrático o acesso aos serviços financeiros, estão mais próximos de seus clientes, fruto de um robusto investimento em tecnologia feito anualmente e que em 2023 deve chegar a R$ 45 bilhões”, avalia Isaac Sidney, presidente da Febraban.
Esses dados reforçam a tendência de adesão crescente dos brasileiros aos canais digitais, destacando a inovação, segurança e confiabilidade desses meios nas transações bancárias.
Mobile Banking
A adoção em massa do mobile banking reflete os investimentos realizados para atender a todos os públicos por meio digital.
Dos 469 milhões de contas ativas, 63% foram abertas por canais digitais, superando as aberturas em canais físicos pelo segundo ano consecutivo.
Além disso, a pesquisa revelou um aumento significativo (971%) no número de usuários que consentiram em compartilhar seus dados bancários com outras instituições financeiras do Open Finance, de 2021 para 2022.
A contratação de 55,2 milhões de novos produtos de seguro em 2022, destacando a oportunidade de digitalizar o processo de contratação de seguros com tecnologias e orquestração de processos. Mais um destaque da pesquisa é a contratação de 55,2 milhões de novos produtos de seguro em 2022.
Isso demonstra a crescente demanda por soluções de seguridade por parte dos brasileiros. Um quarto das contas ativas realizaram a contratação de pelo menos um produto de seguridade, evidenciando a oportunidade de digitalizar o processo de contratação de seguros com o uso de tecnologias e orquestração de processos.
Demandas dos clientes
Sergio Biagini, sócio-líder para a indústria de Serviços Financeiros da Deloitte, ressalta que a pesquisa reflete as preferências do consumidor e influencia as estratégias adotadas pelo mercado financeiro.
Os bancos têm buscado se adaptar às demandas dos clientes, investindo em tecnologia para proporcionar uma experiência bancária mais ágil, segura e conveniente.
O relatório também destaca o papel do Pix como uma opção cada vez mais popular para pagamentos e transferências.
Rodrigo Mulinari, diretor do Comitê de Inovação e Tecnologia da Febraban, enfatiza o crescimento expressivo no número de usuários do Pix que realizam mais de 30 transações por mês, tanto para contas de pessoa física quanto jurídica. Isso evidencia a eficiência e a aceitação do sistema entre os usuários.
“Desde que o Pix entrou em funcionamento, os volumes significativos de transações e de adesões de clientes à ferramenta comprovam a eficiência e aceitação do meio de pagamento. Com a expansão de novas modalidades previstas na agenda regulatória, avaliamos que as transações tendem a aumentar ainda mais e fazer com que comércios e serviços ampliem a utilização da ferramenta como meio de pagamento”, avalia Mulinari.
Contas abertas
Em relação às contas abertas, a pesquisa revela que 63% delas foram realizadas por canais digitais, superando as aberturas em canais físicos pelo segundo ano consecutivo.
O aumento na adoção do mobile banking reflete os investimentos realizados pelos bancos para atender às demandas de diferentes segmentos da população por meio digital.
A pesquisa aponta para um cenário em que os brasileiros estão cada vez mais adeptos aos canais digitais para suas transações bancárias, valorizando a conveniência, a segurança e a inovação proporcionadas por esses meios.
Investindo em tecnologia
Os bancos continuam investindo em tecnologia e prevêem destinar R$ 45 bilhões em investimentos no setor em 2023, visando tornar o acesso aos serviços financeiros mais acessível e democrático para todos os cidadãos.
A transformação digital no setor bancário traz benefícios tanto para os clientes quanto para as instituições financeiras, que podem oferecer uma gama mais ampla de serviços de forma eficiente e ágil.
Com a contínua evolução tecnológica, é esperado que as transações bancárias digitais continuem crescendo nos próximos anos, impulsionadas pela demanda dos consumidores por soluções financeiras mais práticas e seguras.
CRÉDITOS Por: Edivaldo de Carvalho – Jornalista e Repórter da Digital Press Brasil – Rio de Janeiro. Fonte: Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Transações por WhatsApp têm alta de 531% e Pix 105% em 2022, diz Febraban. | Foto: Vlada Karpovich/Pexels. |
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